A Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou na tarde desta quarta-feira (17), mais uma ação do Outubro Rosa, campanha que visa à promoção e prevenção ao câncer de mama. Desta vez, o local contemplado foi o Parque Ecológico Thiago Rodrigues Ricardo, mais conhecido como Parque Ecológico do Eldorado, situado no bairro homônimo.
O objetivo foi chamar a atenção das pessoas que passavam pelo parque quanto à importância da prevenção ao câncer de mama, tipo de câncer mundialmente mais comum entre as mulheres, segundo o Inca/Ministério da Saúde (MS). Foram feitas palestras ministradas por profissionais da Saúde da Mulher da SMS.
Na ocasião, também foram prestadas informações sobre higiene bucal. Quem passou pelo parque na tarde da quarta-feira também pôde aproveitar para exercitar corpo e mente no aulão de lian gong, passar por sessões de auriculoterapia e se deliciar com um lanche servido ao final das atividades. Ao longo do evento, aproximadamente 60 pessoas participaram.
A diretora do distrito sanitário Eldorado, Dileide Viegas, explica que o movimento que acontece em outubro é algo que o MS preconiza e ações de promoção à saúde para além das Unidades Básicas de Saúde (UBS) são importantes para levar informações também a quem não procura por um equipamento de saúde. De acordo com Dileide, “as práticas integrativas, como o lian gong, ginástica originada na tradicional medicina chinesa, contribuem com o bem-estar aos usuários, tirando o usuário um pouco do tratamento medicamentoso e colocando-o em sintonia com atividades integradoras para melhoria e bem-estar”.
A referência técnica na UBS Eldorado, Carolina Castro, afirma que essa ação é uma sensibilização para o autocuidado das mulheres. “É importante conhecer o próprio corpo, pois a maioria dos casos que chegam de câncer foi descoberto pelo próprio paciente”, diz. Segundo Carolina, a intenção do evento é conscientizar os usuários na prevenção das doenças. “A gente orienta os usuários sobre os cuidados para não adoecerem, e se isso ocorrer, a buscarem ajuda médica para iniciar o tratamento mais rápido e com maior chance de cura”, conclui.
Repórter Jaiderson Henrique sob a supervisão de Carolina Brauer